Durante o evento, você estará em contato com muitas pessoas em pouco tempo, podendo não se lembrar de algumas. É comum no dia seguinte você ter o cartão de alguém que não se lembra quem é. O mesmo vale para seus contatos: nem todos possuem grande memória.
Não adianta se apresentar, conhecer novas pessoas e trocar cartão sem que depois seja aberto um diálogo fora do evento. Separe os contatos que você acha interessante e envie um e-mail ou adicione em alguma rede social. Não foque em quantidade e sim em relevância. Apenas um bom contato feito no evento e ativado posteriormente pode ajudar muito seu negócio e carreira
A primeira dica para otimizar sua participação em eventos de networking é muito simples: Saiba o que vai fazer lá! É comum nesse tipo de evento ficar conversando qualquer coisa com pessoas aleatórias, simplesmente por não saber o que falar e com quem. Sempre é proveitoso, mas ter um objetivo claro em mente é melhor.
É cada vez mais comum a realização de eventos com foco na ampliação de networking pessoal. São meet-ups, happy hours e encontros que fazem bastante sucesso por facilitar o contato presencial com um grande número de pessoas de uma mesma área de atuação.
O ideal é focar em conhecer as pessoas que tenham algo a ver com seu negócio ou carreira, para depois abrir o leque de conversação. Por exemplo, se você já tem uma empresa operando e quer trocar experiências com donos de negócios na web, não gaste 1h conversando com responsáveis por incubadoras de negócios logo no começo do evento. Deixe para abrir o leque depois de realizar alguns contatos dentro do que está buscando.
As dicas são as seguintes:
1. Defina um objetivo: quem você quer conhecer?
2. Cartão de visita: o básico
3. Circulação no salão: mova-se!
4. Vencendo a timidez: dê o primeiro passo
5. Na medida: tenha em mente o que deseja saber e o que precisa falar
6. Pós evento: ative seus contatos
Obrigado pela leitura
Antonio Araujo Junior