Devo investir em tecnologia no meu escritório de advocacia ?

O tema da tecnologia no meio jurídico já é parte da agenda de profissionais do direito e pode ser observado na mídia, em escritórios de advocacia, universidades e até mesmo órgãos públicos.

Estamos falando de uma mudança real, para tirar o segmento do direito dos tempos Romanos, que afetará cada vez mais a profissão e tornará a prática do direito algo irreconhecível em 6 anos.

Como toda mudança acarreta adaptação e custos, é comum que os responsáveis por escritórios de advocacia se perguntem: mas por que devo investir em tecnologia? Quais são os ganhos reais que são gerados ao implementá-la?

Bom, em primeiro lugar, olhe à sua volta. Cada vez mais ferramentas tecnológicas fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. Seja no ambiente pessoal ou profissional, elas estão presentes e representam um importante avanço.

A tecnologia agiliza os trâmites do direito e extingue a necessidade de boa parte do uso do papel que, vale ressaltar, é um dos principais motivos de toda essa mudança.

Assim, agilidade e precisão se tornaram palavras de ordem. Não há mais tempo para processos manuais. Quanto mais a rotina puder ser otimizada, melhor se conseguirá acompanhar novos deadlines e necessidades do mercado de advocacia.

Portanto, o uso da tecnologia tem como objetivo gerar conforto, transparência, otimizar processos, ou parte deles, sem desvalorizar ou colocar de lado o profissional do direito que, a partir dessas modernizações, pode trabalhar muito mais focado, aprimorando seus resultados.

Um primeiro ponto pelo qual torna-se necessária a aplicação de tecnologia nesse ambiente é para a própria organização do escritório de advocacia. Pense nos mais diferentes dados que precisam ser gerenciados no dia a dia:

• Dados de clientes;

• Armazenamento de documentos importantes para ações judiciais;

• Dados financeiros e contábeis;

• Dados administrativos;

• Documentos trabalhistas dos funcionários, entre outros.

Um outro ponto que podemos abordar e que será uma quebra de tabu é a possibilidade de expandir sua área de atuação. Quantos clientes sua firma perdeu devido à distância física?

Por meio de tecnologias como video chamadas, seus colaboradores poderiam realizar reuniões com potenciais contratantes e, assim, resolver questões essenciais, atendendo-os com a mesma agilidade, presteza e eficiência de encontros presenciais.

Atualmente o direito não caminha em concordância com o desenvolvimento da tecnologia. Apesar da clara notoriedade desta necessidade, ainda há uma grande resistência por parte da velha guarda em aderir a um modelo mais transparente e rápido. Todavia no futuro, esta caminhada será inevitável e é dever do advogado estar sempre bem preparado para não perder espaço, tão pouco qualidade, no mercado do direito.

Portanto, invista em profissionais capacitados e habilitados a entregar bons resultados ao trabalhar a inovação dentro do seu escritório.

Irei fazer alguns outros posts abordando outras tecnologias que irão ser implementadas no futuro da advocacia e também irei publicar testes realizados em alguns softwares e Lawtechs do mercado jurídico, para verificar se eles realmente entregam aquilo que está escrito na “bula”.

Aproveite para deixar seu comentário sobre a inovação e sobre os impactos positivos e negativos na sua visão.

Se estiver com dúvidas de como começar esta transformação no seu escritório, pode entrar em contato comigo, pois posso fazer um diagnóstico sem custo para seu escritório.

Em resumo você deveria ou não investir em tecnologia no seu escritório ? Por que ? Deixe seu comentário !!

Você também pode sugerir novos temas para ser abordado por mim.

Ready to change and

keep going

Antonio Araujo Junior

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s