Com o que o bacharel de direito pode trabalhar após se graduar ? Precisa fazer OAB?

Como voltou à tona a polêmica de acabar com o exame da ordem da OAB, decidi explicar a diferença e a aplicabilidade da capacidade de cada um.

Ao contrário que muita gente pensa, este projeto de acabar com o Exame da Ordem, não é novo e já foram feitos 5 projetos anteriores. São eles: 2154/11, 5801/05, 7553/06, 2195/07, 2426/07 e 2154/11. A diferença é que nunca chegou a ter um apoio forte e aberto do poder executivo nacional, como se viu agora em 2019.

Mais deixando a polêmica para lá, decidi então entender para que serve um bacharel de direito sem a OAB e me surpreendi nesta minha pesquisa.

Ao contrário do que muita gente pensa, a graduação garante apenas que o aluno se torne bacharel na área, mas para advogar, ainda é necessário passar no exame da ordem.

Cursar uma faculdade de Direito, não significa que você possa trabalhar automaticamente como advogado. Grave isso “advogado”!

Todas as pessoas que se graduam em Direito se tornam bacharéis na área. Basta que você consiga seu diploma depois de, pelo menos, cinco anos de faculdade, provas, leituras, trabalhos, vídeos aulas, conhecer todos os problemas da vida de Caio, Tício e Mévio e pronto, você é bacharelando!

O bacharel em direito poderá atuar em algumas funções do mundo jurídico.

É possível, por exemplo, ser professor acadêmico e ministrar aulas em universidades, cursinhos e vídeos aulas na área. Para isso, será necessário realizar uma pós graduação, mestrado e talvez um doutorado.

O bacharel também poderá atuar como correspondente jurídico auxiliando outros advogados ou em um escritório para soluções de questões administrativas. Apesar de não poder atuar como advogado principal de um processo, ele poderá comparecer em audiências e em despachos pessoais com juízes e desembargadores.

O graduado pode exercer a função do Perito Criminal. O perito está a serviço da justiça, especializado em encontrar ou proporcionar a chamada prova técnica ou prova pericial, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos.

Ainda, o bacharelando também pode se tornar um jurista ou um escritor e trabalhar se dedicando à área acadêmica e de estudos do universo jurídico. Já pensou ter um livro ou material científico seu indicado na bibliografia de uma universidade ou se tornar referência na internet jurídica ?

Por fim, é possível que o bacharel atue no setor público ao ser aprovado em concursos que não exijam o registro como advogado ou atuação prévia nessa função que representa 70% dos concursos na área de direito.

Fiz algumas pesquisas em salas de aula e identifiquei que 60% estão fazendo direito para prestar concurso público, 20% para ter seu próprio escritório de advocacia, 10% para exercer a profissão de professor ou acadêmica e 10% não souberam responder ou ainda estão perdidos.

Para aqueles que vão querer ser advogados, além de fazer o que o bacharel em Direito faz, também trabalhar como defensor principal em processos judiciais, abrir escritórios ou tornar-se sócio (ou associado) de um e prestar concursos que exijam experiência prévia na atividade.

Em resumo, você vai mudar de opinião se houver a extinção do exame da ordem ? Todo mundo vai decidir ser advogados ? Deixe seu comentário !!

Você também pode sugerir novos temas para ser abordado aqui por mim.

Free will and Keep Going

Antonio Araujo Jr

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s