Mas o que danado é blockchain? E o que isso vai impactar na minha carreira ?

Explicação técnica:

A blockchain é uma tecnologia de autenticação que visa a descentralização como medida de segurança. São armazenamentos de registros e dados que podem ser utilizados em softwares locais ou globais, hoje muito conhecidos por validar as transações da moeda digital “BISCOITOS”.

Entendeu ??

“Antônio, entendi foi nada, me explica novamente!”

Sabe aquele livro preto que o contador manda você comprar para registrar todas as movimentações da sua empresa ? Pronto, o Blockchain é como se fosse uma espécie de grande “livro contábil” que registra todos os tipos de transações e possui seus registros espalhados por vários computadores no mundo.

“Eita, agora me confundiu todo ! Quer dizer que meus dados vão ficar no computador dos outros, é isso Antônio?”

Não, rsrsrsr ! Vamos lá para outro exemplo:

Antigamente quando você passava um cheque, ele demorava cerca de 2 a 5 dias para ser autenticado e compensado, lembra ?

“afff Maria tô ficando velho rsrsrs”!

Então, ao depositar o cheque, no período da noite tinha uma equipe que trabalhava nos bancos, que apenas verificava se a assinatura era realmente sua ou era uma fraude.

No outro dia, uma segunda equipe verificava se você tinha saldo para pagar o cheque ou não. Só depois destas autenticações que o banco liberava o dinheiro.

Vamos pegar este exemplo acima para explicar a funcionamento do Blockchain para você !!

Imagine que você passou um cheque, porém não existe mais aquela turma da noite para checar sua assinatura e seu saldo, e agora ?

É aí onde entra o Blockchain, ele é essa turma que trabalhava a noite para autenticar suas transações, porém ele faz isso utilizando uma rede neural de computadores descentralizado e criptografado.

Desta forma ele cria um banco de dados online descentralizado, criado para tornar a distribuição da informação transparente e confiável, sem precisar de um agente externo e centralizador que valide o processo.

“Agora entendi Antônio, mas o que isso vai mudar na minha vida profissional?”

Muita coisa, principalmente para seu bolso! Vamos pegar novamente o banco como exemplo. Lembra da turma da noite que autenticava os cheques? Ela tem um custo para os bancos, que somos nós como usuários que pagamos, chama-se de “Cesta”, é aquela tarifa que você paga todos mês.

“Antônio, então você quer dizer que, se o banco utilizar Blockchain para autenticar as transações, além de ser mais, rápido, seguro e transparente, eu ainda vou pagar menos ou nenhuma taxa? Já gostei deste tal de Blockchain”

Exatamente isso !! Entenda que todos os bancos que atuam no Brasil fazem testes com esse livro razão digital, que promete eliminar custos de operações e dar agilidade às transferências monetárias, mesmo que internacionais.

Os bancos digitais que usam blockchain em suas transações já não cobram nenhuma taxa mensal e nem taxa para transferir, pois não existe o custo operacional funcional, ou seja, é tudo autenticado pelo Blockchain e criptografado!

Além dos bancos, tudo ao nosso redor ficará mais barato, seguro e rápido, veja mais alguns setores que irão se transformar com a implantação desta tecnologia.

Cadeia de suprimentos :

A tecnologia de blockchain tem potencial para melhorar a transparência e a prestação de contas em toda a cadeia de suprimentos. Testar a autenticidade e origem, antecipar-se aos recalls e acelerar o fluxo de mercadorias, são apenas algumas das modificações neste setor.

Setor público:

O setor público está analisando a possibilidade de usar o blockchain para servir de registro oficial de ativos governamentais e de propriedade de cidadãos, como edifícios, casas, veículos e patentes. O blockchain também pode facilitar a votação, reduzir a fraude e melhorar as funções administrativas, como compras.

Serviços públicos:

As soluções de software de blockchain estão sendo testadas em uma ampla gama de aplicativos no setor de energia e serviços públicos: vendas de energia solar par a par entre vizinhos, comércio de energia entre conglomerados de serviços públicos, cobrança automática para estações de carregamento de veículos elétricos autónomos, e muito mais.

Direito:

Na área de registro de provas de autoria. Hoje, a concessão de registros de marca ou patente demora anos para acontecer. No entanto, a tecnologia blockchain tem a capacidade de agilizar o processo e oportunizar maior segurança para esses registros.

Nas autenticações de documentos é outra aplicação interessante de blockchain no Direito, é a utilização da tecnologia para autenticação de documentos, substituindo parte dos trabalhos realizados pelos atuais cartórios extrajudiciais ou judiciais.

Enfim, a gama de aplicações potenciais do blockchain é imensa, indo muito além das criptomoedas.

Com certas adaptações, tecnologias inspiradas no blockchain tem o potencial para transformar profundamente setores inteiros da economia, dos bancos, indústrias, comércios, eleições, toda a cadeia de alimentos e as relações jurídicas no Brasil.

Em resumo, você acha que o Blockchain não vai mudar nada na sua vida profissional ? Ficou ainda com dúvida ? Deixe seu comentário !!

Você também pode sugerir novos temas para ser abordado aqui por mim.

Study about and Keep Going

Antonio Araujo Jr

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s