Legisladores despreparados, judiciário em tempos Romanos e as Startups em checkmate!! Você concorda ?

Mudar é preciso, sendo imprescindível estarmos preparados para lidar com a velocidade em que ocorrem as transformações na sociedade. 

É algo surpreendente e sem precedentes o quanto mudamos na forma de comunicar, relacionar, produzir, consumir e se informar. 

E como disse John F. Kennedy: “A mudança é a lei da vida. Aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente serão esquecidos no futuro”.

Podemos perceber isso no mundo do trabalho, no consumo e nos hábitos da população, como exemplo pedir uma refeição, um transporte, fazer uma compra, uma transferência bancária e realizar uma reunião pelo celular.

Este fenômeno não é diferente para o meio jurídico e legislativo. O Estado e o Direito estão sendo expostos ao desafio de conseguir acompanhar a velocidade das transformações económicas e sociais provocadas pela tecnologia. 

A proliferação das moedas paralelas, de bancos digitais, de inteligência artificial e a busca de uma economia compartilhada emergiu nos últimos dez anos de forma que podemos dizer que o legislativo está como cego no tiroteio e o Judiciário continua aplicando leis retrógradas e injustas para uma sociedade moderna. 

Estamos conectados 24 horas por dia e podemos acompanhar em tempo real tudo que ocorre do outro lado do mundo. A tecnologia e a inovação são dois itens que proporcionam evolução e revolução. Quem não acompanhar esse ritmo de transformação fica desatualizado e fora do contexto social e econômico.


Há um tempo falava-se em globalização, que era a quebra de barreiras entre países. Chegamos na era digital, em que as informações transitam em velocidade instantânea e a comunicação direta entre as pessoas e instituições são sem limites de tempo e território. 

Fazendo uma análise nos debates legislativos e nas decisões judiciais, por exemplo, nunca tiveram prazos de validade tão curtos na sociedade contemporânea. E a tendência é apenas de aceleração de tal movimento. 

Estamos na fase de criação de legislação que eu chamo de “leis Band-aids”! E você deve se perguntar, mas por que Band-aids? Porque ele é feito para proteger pequenos ferimentos e acelera a cicatrização.

Fazendo esta analogia com a sociedade atual, seria que toda vez que acontece um fato relevante na sociedade e que exclusivamente houve cobertura da mídia, o legislativo corre para fazer uma nova lei para aliviar esta pressão e acelerar a cicatrização da sua imagem. 

O problema é que neste cenário, a segurança jurídica, essencial para a pacificação social, torna-se vulnerável, assim como toda a sociedade, ao criar leis Bandeides nos permeia de incertezas.

Para compreender a disrupção no campo do Direito ou, em outras palavras, o Direito Disruptivo, fundamental é observar que a expressão se refere aos reflexos jurídicos de um período de mudanças muito intensa na sociedade. 


Por muito tempo temia-se o avanço tecnológico e não tínhamos a noção de onde poderíamos chegar. Falava-se em substituir o homem pela máquina, mas o que podemos perceber é que houve uma integração entre eles. 

Não temos noção de onde chegaremos com o avanço da tecnologia. Porém o fato é que nem legisladores e nem o judiciário estar preparados ainda para este movimento disruptivo brusco. 

Na realidade este post de hoje, é uma introdução para o próximo post. Chamado de Sandbox, a evolução para o legislativo e judiciário que está se tornando tendência no mundo. 

Você também pode sugerir novos temas para ser abordado aqui por mim. E aí, você concorda ou discorda desta temática ?

 

Preparation your new mindset and Keep going!!

 

Antônio Araújo Jr

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s