A inteligência artificial chegou!! Você está preparado ? Qual o futuro da advocacia?

Para trazer consciência para as mudanças que já começaram e que prometem abalar (positivamente!) as estruturas da advocacia nos próximos anos, vamos compartilhar algumas situações que comprovam que estamos vivendo o futuro da advocacia. Para saber quais são, é só continuar a leitura!

    Nova era da inteligência artificial nos escritórios jurídicos;
    Mediação de Conflitos 2.0;
    Jurimetria, visão estratégica da informação.
    A ideia dos contratos inteligentes

Essas palavras rondam a mente do advogado moderno e aparecem em muitas previsões sobre o futuro da advocacia. As dúvidas são muitas! As máquinas de inteligência artificial vão roubar os empregos dos advogados? A justiça do futuro vai ser totalmente digital?

As perspectivas são muitas e de tanto tentar prever o futuro acabamos não percebendo que o futuro da advocacia, na verdade chegou, é agora! Já estamos vivenciando, os processos e peticionamentos eletrônicos, intimações enviadas por Whatsapp e o surgimento de vários softwares e aplicativos são acontecimentos recentes que impactam o presente e dá rumo para o futuro da profissão.

As diferenças entre um advogado 4.0 e um tradicional são gritantes por um motivo bem simples: o primeiro sabe aproveitar as vantagens da tecnologia e gestão. Enquanto o advogado clássico está temeroso com o surgimento de empresas lawtechs, o advogado 4.0 vem se preparando para crescer junto com elas. A cada dia, surgem novas startups pelo Brasil e o profissional jurídico antenado sabe que isso significará novas demandas judiciais muito em breve.

Com esse conhecimento, o advogado de vanguarda passa a perder menos tempo com tarefas burocráticas e pode se dedicar mais aos andamentos processuais, à argumentação, ao marketing etc.

O advogado 4.0 não faz mais atividades repetitivas, como mandar e-mails de cobrança, acompanhar os prazos processuais ou armazenar os arquivos em pastas.

Os negócios digitais estão em franco crescimento, ascensão impulsionada ainda mais depois que empresas brasileiras ganharam status de unicórnios — no mercado financeiro, recebem esse apelido as startups que atinjam um valor de mercado de US$ 1 bilhão.

Outro assunto capaz de fazer emergir temas inéditos no Direito é o uso das criptomoedas, como o bitcoin, adotadas em larga escala por usuários de diversos países, inclusive com a conivência dos governos, em alguns casos.

O Brasil, por exemplo, exige que essas moedas virtuais sejam declaradas no Imposto de Renda. O advogado 4.0 está atento a assuntos inovadores como esses. Onde há pontos de incerteza, esse profissional enxerga oportunidades.

Diante desse turbilhão de transformações, nenhum profissional do meio jurídico deve dar as costas para as soluções tecnológicas e de gestão que estão surgindo. Se um advogado não investir em sua modernização, sofrerá com a qualificação dos concorrentes.

Desta forma um dos primeiros passos para se tornar um advogado 4.0, é a especialização através de cursos específicos nas áreas das tecnologia mencionadas no começo deste artigo, além desta preparação é importante se atualizar nas novas metodologias de gestão, como o Scrum Ágil, e a automatização das atividades de seu escritório. Essa medida tem feito bastante sucesso e traz como um dos principais benefícios a maior satisfação dos clientes.

Com a automação da rotina de trabalho, é possível entrar em contato com os clientes por sistemas digitais próprios, guardar e encontrar documentos em poucos segundos, ser lembrado de prazos por alertas automáticos e até mesmo fazer a cobrança dos honorários de jeito remoto. Uma dúvida recorrente é qual ou quais ferramentas escolher? Estou avaliando aproximadamente 20 softwares de gestão nesta área de advocacia, desta forma irei emitir meu parecer com os ranques em um próximo post !!

Dúvidas ou consultoria em que curso fazer, que software utilizar, em criar um metodologia para se atualizar e ficar na frente dos seus concorrente? basta entrar em contato comigo que terei o maior prazer em lhe ajudar

The future is now and Keep Going

Antonio Araujo Junior

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s