Você sabe fazer um pitch ?

Trata-se de uma pequena apresentação oral que tem o objetivo de capturar a atenção do interlocutor. Ele é muito usado no universo das startups para vender uma ideia ou projeto para investidores, mas também pode ser usado para fazer entrevistas de emprego ou vender sua imagem profissional no mercado de trabalho.

Parece fácil, mas conseguir vender sua ideia em poucos minutos é mais difícil do que você imagina. Fazer um bom pitch requer técnicas para o porta-voz aproveitar um curto espaço de tempo com um discurso de sucesso.

Os especialistas afirmam que 2 a 3 minutos é tempo suficiente para você dizer a que veio. Mas para isso você tem que ter seu discurso bem estruturado na mente e muito afiado na ponta da língua. Nunca se sabe quando você vai precisar!

Importante que você pesquise, antes de tudo, sobre a sua audiência. Você pode apresentar para um potencial parceiro, para um investidor, para clientes ou para todos eles ao mesmo tempo. Você deve sempre adequar seu discurso para o público que vai apresentar.

Para quem quer mandar bem, recomendo: sempre comece pelo mais importante! Parece óbvio, mas muita gente começa contando sua história ou como surgiu o projeto. A dica é começar já mostrando qual é a sua proposta de valor: por que o projeto é importante? Qual problema ele resolve? Que dor será atendida? Quem vai ganhar com isso?

Seja concreto na hora de usar números. Recheie seu conteúdo com números pertinentes ao seu negócio, como tamanho de mercado, números de usuários e dados que evidenciem o problema. Quantos mais dados concretos você utilizar para embasar seu pitch, melhor.

Capte a atenção do interlocutor logo no início. Se ele se interessar, com certeza irá te chamar para uma reunião mais demorada para saber mais sobre a sua ideia.

Segue minha dica para você estruturar um pitch e conquistar o resultado esperado.

Diga o seu nome e o nome do projeto 

Qual mercado você irá atuar? (para quem e por quê?)

Qual problema vai resolver? 

Qual a solução e proposta de valor? 

Como você se diferencia?

Que resultados você conseguiu até hoje?

O que você precisa? 

Muitas vezes o que mais conta na hora de fazer um Pitch é ver a paixão do empreendedor durante sua apresentação. Mostre a sua audiência e o quanto você realmente acredita no seu negócio.

Seja sempre autêntico, não force a barra e tente encerrar sua apresentação de uma forma bacana. Você pode criar suspense ou deixar uma pergunta no ar. Instigue seu interlocutor, faça com que ele te veja como memorável. Ah, e tenha sempre à mão um cartão de visitas ou um e-mail ou site fácil de decorar. Deixe contatos para os próximos encontros!!

Se após a preparação do seu pitch, você ainda não se sentir seguro, procure uma consultoria empresarial focada em startups, eles podem lhe ajudar muito com seu projeto.

Be accurate and Keep going

Antonio Araujo Junior

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s