VOCÊ ESTA PRONTO PARA ENTRAR NO MUNDO VUCA? A NOVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL!

VUCA vem do inglês que descrever quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Apesar de o termo ter sido incorporado mais recentemente ao vocabulário corporativo, ele surgiu na década de 90 no ambiente militar. O U.S. Army War College utilizou esse conceito para explicar o mundo no contexto pós Guerra Fria. No entanto, ele também se aplica perfeitamente ao ambiente de negócios atual, o que gera novos desafios tanto para os profissionais quanto para as organizações.

Fazendo uma referência ao meu artigo anterior sobre neocolonialismo, podemos criar uma analogia temporal pois a partir de 1860, iniciou-se uma segunda etapa da Revolução Industrial. Nessa nova fase, o aço substituiu o ferro como material industrial básico, o vapor deu lugar à eletricidade e o petróleo passou a ser utilizado como força motriz em lugar do carvão. Criando também o momento de incertezas no mundo.

O principal impacto é a dificuldade de ter previsibilidade para os planejamentos futuros. É interessante observar que o próprio conceito de estratégia nas empresas também foi inspirado na abordagem militar. A diferença agora é que mais prudente que projetar cenários de longo prazo é ter agilidade na capacidade de resposta às demandas do ambiente.

VAMOS ENTENDER O QUE É O MUNDO VUCA ?

Certamente você já percebeu os efeitos desse novo mundo. Basta acompanhar os principais acontecimentos do mundo e no Brasil pelas redes sociais para ter a sensação de que “algo está fora da ordem”, “fora de controle”, “atemporalidade constante”. A busca pela segurança e estabilidade profissional, será um grande desafio para lidar neste novo mundo devido as características abaixo:

1.Incerteza:

Apesar de 55% de todos os dados do mundo foram gerados nos últimos 03 anos, esta grande disponibilidade de informações, não necessariamente são úteis para compreender o futuro. Mudanças disruptivas pressupõem novos paradigmas. As soluções de hoje em geral não serão aplicáveis aos problemas do futuro. As Universidades atuais ainda continuando formando profissionais deficientes tecnológicos e mercadologicos e suas consequências são imprevisíveis.

2.Volatilidade:

A volatilidade é uma variável do volume das mudanças e a agilidade com a qual elas têm ocorrido, tornam muito difícil prever cenários como era feito tempos atrás. Representa a intensidade e a frequência que acontecem as movimentações e se já estamos pronto para lidar com um inesperado futuro. Ter clareza do propósito e dos resultados esperados como direcionadores é uma forma mais eficaz de lidar com as mudanças atualmente. Contudo uma série de fatores externos podem afetar esta trajetória do mundo tecnológico como por exemplo: O cenário político e econômico.

3.Ambiguidade:

A inovações tecnológicas crescendo exponencialmente. A chegade de tecnologias como IoT; Inteligência Artificial; Machine Learnig; B.I Análises Preditivas;

Entre outras. Deixando ainda mais difícil de interpretar e analisar os contextos complexos. A ambiguidade é essa falta de clareza e concretude. Os impactos de uma transformação disruptiva não podem ser analisados com base no histórico e em experiências anteriores, pois é um novo cenário.

4.Complexidade:

A conectividade e a interdependência são fatores que ampliam a complexidade. Os modelos tradicionais de gestão de riscos e tomada de decisão não são suficientes para lidar com o número de variáveis desses contextos interconectados. Como escrevi em outro artigo anterior sobre a ferramenta de Business Intellinge. É necessário saber como transformar dados em percepções rapidamente. O Mundo VUCA é totalmente orientado pela informação. Importante entender que não precisa ser cientista de dados, mas precisam ser alfabetizados neste novo conceito.

QUE COMPETÊNCIAS SÃO NECESSÁRIAS PARA PROSPERAR NO MUNDO VUCA?

MULTIDISCIPLINARIEDADE PARA LIDAR COM A COMPLEXIDADE

Em contextos complexos, quanto mais ampla a visão, maior a probabilidade de encontrar soluções eficazes. Neste sentido, é fundamental nos desafiarmos a estudar diferentes assuntos, de áreas de conhecimento distintas. Equipes multidisciplinares são mais propensas a obter sucesso no mundo VUCA. O desafio é aprender a lidar com as diferenças.

Como mencionei no tópico acima, para se destacarem num ambiente de negócios volátil, incerto, complexo e ambíguo indivíduos, equipes e organizações precisam aprimorar algumas habilidades. Não são competências novas, mais os profissionais do direito, precisará de ser interdiciplinar ou multdiciplinar, para que possa lidar com os desafios do mundo VUCA.

RESILIÊNCIA PARA LIDAR COM A VOLATILIDADE

Se as mudanças são inevitáveis é preciso resiliência para lidar com elas. A capacidade de manter-se íntegro após uma brusca transformação e ainda ter fôlego para se adaptar ao novo cenário (e lidar com uma nova mudança a seguir) não é uma habilidade natural para todos. No entanto, ser resiliente não é uma opção num mundo volátil. Para desenvolver a resiliência é preciso reforçar a autoestima e manter uma perspectiva positiva diante dos acontecimentos.

FLEXIBILIDADE PARA LIDAR COM A INCERTEZA

A flexibilidade é uma competência essencial para a adaptação constante a cenários imprevisíveis. O primeiro passo é aprender a “pivotar”. os últimos anos, a palavra “pivot” tem sido bastante usada pela comunidade empreendedora do Vale do Silício. Por aqui, os brasileiros costumam usar “pivotar” na tradução livre para o português. O significado dessa expressão, apesar de simples, é uma tática de negócios que poder redefinir a regra do negócio e começar do zero. É readaptar seus planejamento para um modelo novo, reaproveitando a experiência que já construiu em favor de uma nova estratégia.

CORAGEM PARA LIDAR COM A AMBIGUIDADE

Se não há respostas e explicações precisas e específicas, é preciso escolher uma linha de raciocínio e arcar com as consequências. Tomar decisões num contexto ambíguo é um ato de coragem e, por que não, de fé. O aprendizado vem da ação e, por isso, é importante estar aberto a cometer erros.

APRENDIZADO CONTINUADO ATRAVÉS ALFABETIZAÇÃO DOS DADOS

É a capacidade de ler, trabalhar, analisar e discutir dados. Ao invés de seguir trabalhando com relatórios rasos, interprete os dados e veja o que gera mais retorno. Às vezes, muito tempo é gasto em uma atividade que não é assertiva. As tomadas de decisões são apoiadas diretamente nesta mudança de perspectiva, o que permite que os gestores façam uma análise mais cautelosa no gerenciamento da empresa e dediquem mais tempo em assuntos relevantes. É hora, pois, de se abrir para um mundo novo, de conhecimento, eficiência e assertividade.

Em resumo, trata-se de consumir dados corretamente. É tão importante quanto ler e escrever

COMO AS ORGANIZAÇÕES PODEM SE PREPARAR PARA O CONTEXTO VUCA?

No âmbito organizacional, o caminho é criar um ambiente favorável ao compartilhamento e a criação de novos conhecimentos, bem como ao aprendizado coletivo. Ter um propósito e um direcionamento claro sobre os resultados esperados é essencial para integrar e motivar a equipe. Além disso, é essencial o desenvolvimento contínuo dos profissionais e a criação de processos integrados, que possibilitem ao máximo a formação de uma cultura organizacional dinâmica, colaborativa e voltada a resultados.

COMO AS PESSOAS PODEM SE PREPARAR PARA O CONTEXTO VUCA?

A educação emocional proporciona o conhecimento das próprias emoções e dos outros. Resulta na prevenção dos efeitos nocivos das emoções negativas, que levam a problemas de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.

Ser desobediente é quebrar essas “regras” de vida que nos foram “ensinadas”. É buscar pelas inovações que o “novo mundo” tem as nos proporcionar. É ser feliz através da não linearidade, se assim você o quiser. É ser livre para construir uma vida de acordo com o seu tempo e não de acordo com o tempo do outro. E o que vai proporcionar esse caminho da liberdade do Ser, é o autoconhecimento que pode ser proporcionado através do aprendizado contínuo.

Welcome to the new world and Keep Going

Antonio Araujo Jr

2 comentários em “VOCÊ ESTA PRONTO PARA ENTRAR NO MUNDO VUCA? A NOVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL!

  1. bem formulado, Antônio. vim pelo link no grupo de marketing. é por motivos como VUCA que levantei minha bandeira com o Repositor, que é uma iniciativa pra levar a tecnologia ao distribuidor que ainda não está na web. Percebo que é grande a demanda e também é grande o potencial dessa ferramenta que venho aperfeiçoando há 8 meses. Ficou subentendida a necessidade de acompanhar tendências tecnológicas e também o alento em saber que pessoas proativas sempre tem seu lugar ao sol.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s