Transformação digital ou comportamental: Qual a maior mudança nos escritórios de advocacia?

Por Antonio Araujo Júnior

comportamento em transformação constante

A área jurídica é a que mais cresce no Brasil, uma vez que, segundo OAB¹, existem 1.156.067 advogados e 1670 faculdades de Direito, de forma que se estima que haja cerca de 1.5 a 3 milhões de bacharéis em Direito no país.

Em razão do cenário competitivo, o mercado de trabalho exige que o profissional da advocacia se adapte às realidades de que estão expostas no mercado. Assim, requisitos como porte, especialidade e tradição se tornaram menos valorizados em detrimento aos novos atributos decorrentes da nova Era Digital.

Deve-se destacar que o avanço tecnológico é uma tendência que invadiu todas as áreas da vida e o mesmo não deixaria de acontecer com a advocacia. Assim, hoje escritórios podem utilizar das mais diversas tecnologias, tais como softwares de gestão jurídica, com o objetivo para aumentar a produtividade e alcançar maior eficiência, uma vez que a automatização de algumas operações simples reduz custos e facilitam a gestão de informação.

Contudo, a mudança digital não é apenas a maior mudança que paira sobre a área jurídica, uma vez que a transformação comportamental é bastante prezada pelos clientes. Uma vez que o profissional jurídico está tratando com pessoas, se torna necessário prezar pela gestão do negócio e pelo bom atendimento. Senão, vejamos as práticas mais valorizadas pelos clientes ao buscar um escritório de advocacia.

  • Agilidade e disponibilidade para atender: ou seja, estar sempre disponível para atender os clientes, principalmente na área criminal, disponibilizando meios de contato para que o cliente se comunique diretamente com o profissional.
  • Clareza na comunicação, objetividade e compreensão das demandas: ao prestar informações aos clientes, faça de forma clara e objetiva para que ele possa compreender o que está sendo falado, uma vez que nem sempre o cliente terá conhecimentos jurídicos para entender os termos técnicos. Por isso, busque sempre usar uma linguagem mais simples quando perceber que eles sentem dificuldade de compreender o que está sendo tido.
  • Transparência como base para uma parceria de confiança: este é, para muitos, este requisito é o mais importante para muitos, uma vez que ela será responsável pela geração da confiança entre o profissional e o cliente. Assim, todas as informações positivas ou negativas sobre o caso ou processo devem ser informadas imediatamente o cliente.
  • Preço justo que não comprometa a qualidade: ao informar o cliente o preço do serviço prestado deve-se sempre importante explicar porque o valor está sendo cobrado, bem como os direitos que ele terá ao realizá-lo com o profissional. Já o profissional deverá levar em conta a complexidade do tema e tempo demandado, de forma que deverá ser mantido um equilíbrio entre o preço e a qualidade para que, o profissional não cobre um preço muito baixo ou muito alto e não possua qualidade desejada.
  • Entendimento e expertise na atividade e nicho do cliente: é importante que o profissional tenha especialização ou demande conhecido da área que irá trabalhar, tendo em vista as peculiaridades de cada área jurídica. Isso evita prejuízos aos clientes, bem como constrangimentos para o profissional.
  • Gestão profissional do escritório, envolvendo profissionais de áreas administrativas: o escritório do profissional também precisa ser bem gerido para que todo o trabalho seja produtivo e valorizado. Assim, manter a área administrativa organizada é importante.
  • Tecnologia para ganho de eficiência e produtividade: a tecnologia pode ser um grande aliado dos profissionais liberais. Atualmente existem softwares e aplicativos que permitem o serviço e o acompanhamento remoto dele, possibilitando o trabalho a distância e a padronização de alguns serviços, permitindo maior tempo livre e garantindo a qualidade do serviço.
Tendência do setor jurídico

Essas dicas para se destacar são baratas, fáceis e eficazes. Mas, você pode ir além e todas essas coisas farão com que o cliente se sinta bem-vindo e apreciado.

Chama a atenção quando se fala da tecnologia para o ganho de eficiência e produtividade. Neste novo cenário, os escritórios de advocacia estão munidos com tecnologia que facilitam os processos jurídicos, otimizam os recursos e potencializam os ganhos. Este novo modelo de negócio abre espaço para um profissional mais moderno e arrojado, que conversa com clientes por WhatsApp e até pode realizar atendimentos por e-mail, trazendo então o conceito de Advogado 4.0.

No setor terciário que abrange a área de serviços, tudo gira em torno da construção e estabelecimento de relacionamentos. Especialmente porque, ao procurar um profissional na área jurídica, seu cliente estará passando pelo o que pode ser um momento difícil e estressante e, dependendo do caso, é necessário que eles sintam que você se importa com o que está ocorrendo e passe segurança de que poderá ajudá-lo a sair dessa situação.

Nesta nova postura, o perfil do advogado é conciliador e adaptável, que deve buscar inicialmente todas as formas de solucionar o problema sem judicializar o litígio, incentivada e regulamentada pelo Novo CPC² de 2015.  Há uma correlação, portanto, de comportamento e transformação digital, demandando pelas novas necessidades sociais e de mercado.

Be multidisciplinary and keep going

Gostou deste artigo? Compartilhe nas suas redes sociais, para que outras pessoas também possam conhecê-lo.

Por Antonio Araujo Júnior

Referências

¹NÚMERO do Direito, do Judiciário e da Advocacia no Brasil.  Blog Exame de Ordem, 28 ago. 2019. Disponível em: https://blogexamedeordem.com.br/numeros-do-direito-do-judiciario-e-da-advocacia-no-brasil. Acesso em: 3 nov. 2019.

² BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.05, de 16 de março de 2015. Código de Processo Civil. Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm. Acesso em: 4 nov. 2019.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s