Dica de segurança: Como manter sua privacidade e evitar golpes na internet e via telefone.

O ordenamento jurídico brasileiro, como todos ou quase todos os outros, prevê o respeito e a proteção à intimidade individual , ainda que, como sabemos, nem sempre essa proteção chegue a se efetivar, sendo comum e até banal a violação desse direito fundamental.

Whoscall é um app gratuito que identifica e bloqueia ligações indesejadas no seu celular.

Não tem como não se irritar com telemarketing, SMS e ligações telefônicas de números que você nem conhece. E, claro, essas chamadas sempre aparecem quando você está concentrado em uma tarefa. Mas tem um jeito simples de resolver o problema: o Whoscall é um aplicativo gratuito para Android e iPhone que identifica e bloqueia números indesejados automaticamente.

Presente em todo o mundo, o Whoscall tem uma base de mais de 1 bilhão de números de telefone. Ele permite ao usuário, antes de atender a ligação, identificar e bloquear chamadas de números desconhecidos, trotes, golpes, telemarketing e mais. O aplicativo tem um recurso de bloqueio por categorias: é possível impedir que bancos, operadoras ou números com determinados DDDs te liguem, por exemplo.

Como a base de dados do Whoscall é colaborativa, os próprios usuários podem adicionar e classificar números indesejados. Assim, não apenas ligações de telemarketing somem do seu celular, mas também golpes telefônicos, como chamadas vindas de presídios e os falsos sequestros, que continuam fazendo vítimas no Brasil.

Não é de hoje que mecanismos de proteção estão previstos na legislação. Todavia, com a edição da Lei de Uso da Internet e da Lei de Organizações Criminosas, muitas inovações foram trazidas nesta seara, de modo que uma revisão e uma consolidação da matéria se mostram necessárias. Assim, o intento deste trabalho é expor o atual quadro de proteção jurídica da intimidade.

Ainda que você não caia em golpes, nem aceite comprar um remédio milagroso pelo telefone, essas ligações sempre interferem negativamente na sua vida: você poderia estar terminando uma tarefa complicada no trabalho, estar concentrado lendo um livro, ou simplesmente fazendo algo mais divertido do que atender um estranho no celular ou ver um SMS daquela pizzaria que você nem lembra mais.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo.

Se você gostou, peço que ajude mais pessoas a conhecerem essas importantes dicas de segurança, compartilhando esse artigo com seus amigos.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor deixe seu comentário que terei o prazer de conversar com você a respeito.

Um grande abraço e até a próxima! 😀

Por Antônio Araújo Júnior – Especialista em cybersegurança e Direito Digital

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.